Bruno Leandro - CRESCIMENT​O EVANGÉLICO NO BRASIL. EM QUE?

Queridos irmãos e irmãs essa semana foi divulgada uma pesquisa onde se falou da diminuição dos fiéis da Igreja Romana e da Igreja Universal do Reino de Deus e do crescimento da Igreja Evangélica Brasileira.

Ao contrário de muitas pessoas cristãs eu na verdade não comemoro esse “crescimento” evangélico no país. A nossa igreja não cresce, na verdade ela incha. Crescemos em número de pessoas mais qualidade continua baixa, infelizmente.

Esses dados foram divulgados segundo a pesquisa do IBGE. A Igreja Evangélica em nosso país tá carente de qualidade. Uma Igreja que ao invés de influenciar o “mundo” é influenciada por ele. Crescimento esse que me preocupa.

Faço uma pergunta: Em que mudou nosso país, nosso estado e nossa cidade com esse crescimento? O que esse crescimento tem influenciado em nosso tempo? O que eu vejo é uma igreja com muito joio e pouco trigo. Mas a separação desses dois elementos cabe a Cristo e não a mim nem a você.

Preferiria que fossemos minoria mas tivéssemos qualidade. Na verdade não me preocupo com quantidade, mas me preocupo com a qualidade da pregação que é proferida em nossos púlpitos. Preocupo-me com o a qualidade de membros e fiés que estamos fabricando.

Outra coisa que me intrigou na pesquisa é a inclusão a Igreja Adventista do 7º Dia como Igreja Protestante Histórica. No entanto, no contexto brasileiro, o nome 'protestante' deve ser usado mais corretamente para se referir às igrejas oriundas da Reforma Protestante, como a Igreja Presbiteriana, a Igreja Luterana, Igrejas Anglicanas e Igrejas Batistas (esta última, em parte); e o termo 'evangélico' é mais utilizado para se referir aos pentecostais e neopentecostais.
Por fim digo que temos que ser uma igreja diferente, pois sem diferença não existe crescimento de qualidade e sim inchaço de quantidade.

Paz e Bem
Sem. Bruno Leandro
Seminarista e Responsável pela Comunidade Anglicana Reformada Videira Verdadeira em Caruaru/PE

Comentários