Especial Dom Robinson: DEPOIMENTOS & HOMENAGENS

Mensagem do Arcebispo de Cantuária pela morte de Dom Robinson Cavalcanti

Yours in Our Lord
Acabo de receber a terrível notícia sobre o assassinato do Bispo e Sra. Cavalcanti. Mal posso imaginar o choque e a tristeza este terá causado a seus colegas de trabalho e seu rebanho, em Recife. Por favor, certifique-se de nossas orações aqui por todos vocês. Que a mão de Deus esteja sobre vocês Difícil entender o que parece uma tragédia sem sentido, à luz da nossa esperança compartilhada ressurreição em Jesus Cristo.
 Seu em Nosso Senhor
Rowan Cantuar
“Lamentei profundamente. É uma perda para o cristianismo, uma vez que o bispo Robinson era comprometido e também tinha um bom relacionamento com a Igreja Católica. Ele tinha sensibilidade para questões sociais e era preocupado com o povo. Vai fazer muita falta. Lamento que tenha acontecido e esse fato é sintomático do que vivemos. São as drogas levando ao desespero. Não tem palavras para explicar uma situação dessas, só lamentar e rezar por ele e sua esposa e também pelo filho que fez o gesto de violência. Peço a Deus que ele tenha arrependimento e possa merecer o perdão.
Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido
 



A Igreja de Cristo, que está no Brasil, perdeu um de seus maiores profetas: Robinson Cavalcanti, bispo anglicano, um dos maiores propagadores da Teologia da Missão Integral, um dos pioneiros na conscientização sobre a ação pública da Igreja de Cristo.
Todos, principalmente, os que militamos por uma Igreja relevante para a sociedade, temos uma dívida para com Robinson Cavalcanti, e lamentamos profundamente a perda dele e de sua esposa Miriam, também, vítima da violência que ceifou a vida desse representante maior do Evangelho de Cristo, na América Latina.





Perdemos um Profeta do nosso tempo político.
Fica a "brecha". Deus nos ajude levantando outros...

Nelson P. Júnior
Fundador do Grupo MILAD

“Lamento profundamente a morte do bispo Robinson Cavalcanti. Respeitando-o como professor e coordenador de cursos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), também ressalto Robinson Cavalcanti na condição de militante político de esquerda e que, dessa forma, chegou a atuar na coordenação da campanha do presidente Lula em 1989. Além disso, a luta pelos direitos humanos e todos os demais serviços prestados à sociedade deixarão a marca do belíssimo trabalho desenvolvido pelo estimado bispo.”
Maurício Rands, Secretário do Governo de Pernambuco e
Deputado Federal Licenciado.



"Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do amigo Robinson Cavalcanti com quem tive a oportunidade de dividir atividades acadêmicas e políticas. O bispo Robinson sempre se destacou como professor e coordenador de cursos da UFRPE e UFPE. Além disso, também tive a honra de tê-lo como meu assessor parlamentar à época em que fui deputado federal. O trabalho de Robinson no meu gabinete foi uma das melhores experiências que tive com a área da luta pelos direitos humanos. O bispo era um cristão na essência da palavra e um ser humano que sempre se preocupou com as questões sociais. Estou extremamente desolado com a perda prematura do amigo Robinson e de sua esposa Miriam Cavalcanti."
Senador Humberto Costa

Todos têm razão em ficar perplexos.
Uma tragédia dessas, um filho que mata a facadas pai e mãe, nos tiraria a paz no dia.
Isso se agrava quando pai e mãe brutalmente assassinados, são dois arautos do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos têm razão. Perde a Igreja, perde o povo do Deus altíssimo, perde a sociedade em geral.
Mas, irmãos um pouco mais distantes, vocês não têm ideia do quanto se perde de alegria, do quanto as mesas ficarão mais tristes. As histórias serão menos interessantes. Os dados e informações voltarão a ser frios. As conversas serão mais enfadonhas.
Aquele que sabia contar histórias como ninguém, fazer rir e chorar, que sabia bater sem doer, que esticava monólogos que tinham tudo para dar sono, mas instigavam e faziam com que duas ou três horas parecessem poucos minutos, se foi.
Se foi ontem de forma rápida, como sempre, sem despedir-se, como nunca soube fazer muito bem.
Foi-se Dom Robinson, homem ilustre e ilibado. Servo fiel do Deus altíssimo, que recebeu-o pessoalmente na glória. Homem cuja humildade era tão extensa quanto seu curriculum.
Um bom amigo mais velho, que enchia a nossa vida, a dos mais novos, de sonhos e esperança.
De tantas coisas a se lamentar, lamento o fato de que as mesas e as histórias nunca mais serão as mesmas…
De seu colega mais novo, Fabricio Cunha.


O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), com profundo pesar, lamenta o falecimento do bispo diocesano da Igreja Anglicana, Dom Robinson Cavalcanti e sua esposa, Miriam Cavalcanti, ocorrido no domingo (26 de fevereiro), em Olinda.
O Cendhec lamenta, especialmente, pela forma violenta que ocorreram os assassinatos.
O Cendhec destaca a importante e coerente atuação do bispo Robinson no campo dos direitos humanos, aliando sua prática religiosa a atuação acadêmica e política.
Cendhec

“impossível descrever a dor que sentimos. Perdi um pai na fé, uma inspiração na caminhada cristã. Um modelo de cristão estadista como poucos. Um dos maiores pensadores do mundo protestante”.
Pr. José Roseno
Episcopal Anglicana Cone Sul da América
Paróquia em Caruaru

O grande legado é a história dele de luta pela ortodoxia na doutrina cristã; são décadas de luta. Sempre acreditou na causa da doutrina evangélica e lutou pelos princípios em defesa da sociedade mais justa. Eu tive privilégio de começar no cristianismo ainda jovem, quando o bispo não era nem pastor. Caminhamos junto nos últimos 30 anos e sempre fomos próximos. Aprendi muito com ele, não tenho palavras que possam explicar”. Além de bispo cristão, ele era uma das mentes mais brilhantes que conheci. Era líder, uma memória viva que não existe outra que conheço sobre o protestantismo brasileiro, a nível nacional e internacional. Tudo que aprendi em relação à igreja foi com ele, viajando com ele. Cada viagem era um curso; tenho uma gratidão imensa. Ela [Miriam] era uma pessoa muito boa, uma cristã praticante, que já foi funcionária da Visão Mundial [ONG cristã] por muitos anos”.
Miguel Uchôa

 
Paulo desculpa o silêncio a respeito do Bispo Robinson Cavalcanti, sabemos da importância que ele teve e sempre terá na consciência política no Estado.
Falar do Bispo Robinson sem falar do seu conhecimento, da sua participação em defesa da justiça social é impossível, ele foi um marco, um exemplo na nossa caminhada de luta... Principalmente na sua, que teve um contato mais próximo e pode ter a honra de ouví-lo e entender toda uma base política com fé.
O bispo Robson Cavalcante não fez como muitos religiosos fazem de serem apolíticos ou de se perderem na luta em troca do poder... Ele sempre fez uma opção de vida, apesar de já ter adquirido uma posição financeira boa, sempre foi humilde e manteve um padrão de vida simples...
Aprender com ele era aprender não ser omisso, era aprender que ficar de fora dos contextos políticos era a desculpa para uma capa espiritual e sendo assim se negava a espiritualização sem ignorância, sem preconceito, sem dignidade e não cumprindo as palavras de Deus.
Agora ele partiu mas deixou o seu legado de conhecimento. De forma trágica, triste e dolorosa.

Mas é chegado a hora de todos! E ele será eternizado por suas posturas e opções de vida. - Beatriz Dias 
Com tristeza e grande consternação, uno-me às milhares de pessoas que lamentam a morte do Bispo da Igreja Anglicana, Diocese do Recife, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, na noite de ontem, em Olinda.
Homem de grande valor, fraterno, de uma inteligência ímpar, era incansável em sua missão de ensinar e de servir à Deus e ao próximo. Sua contribuição para a formação e história da igreja cristã brasileira será para sempre lembrada.
Marina Silva

Poucas vezes a dor de uma perda foi tão lancinante. Essa é a hora do Cristo, que, no curso de uma morte violenta, em meio ao fel da brutalidade humana, soube proferir as palavras, que, até hoje, curam-nos de nossos próprios males: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem!"
Que o Espírito Santo, que, no transcurso de milênios, sempre esteve com seus filhos, enquanto experimentavam da mesma injustiça que vitimou o Cristo, Jesus de Nazaré, salvador da humanidade, assista à família enlutada e a toda a Igreja que chora a morte de um de seus pastores, com o consolo e a paz que excedem a todo o entendimento.
Ariovaldo Ramos -
<><> <><><> 
Marcos Quaresma
Comunidade Cristã Reformada de São Pauloescritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja. Foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira), Missionário da SEPAL, e presidente da Visão Mundial no Brasil.
Fica a saudade de suas palestras no Seminário e dos acalorados debates após suas falas sempre reflexivas.
Nossos sentimentos à comunidade Anglicana em nome da Sepal, que teve também o prazer de contar com ele no Encontro 2010.
Missionário da SEPAL Nordeste 

 
A FTSA lamenta a trágica morte do Bispo D. Robinson Cavalcanti e de sua esposa, ocorridas na noite deste domingo em Olinda(PE). Pastor, teólogo e educador, Robinson Cavalcanti deixa um legado para o protestantismo brasileiro através de seu pensamento, vida e obra. Homem culto, porém simples, D. Robinson exerceu um ministério integral, desenvolvido através de suas práticas pastorais na Igreja Anglicana onde ocupou vários cargos, de seus artigos em revistas abordando temas de ética social, na ABU-Aliança Bíblica Universitária onde foi assessor, na Fraternidade Teológica Latino-Americana da qual fez parte da fundação em 1970 e membro da mesma por longo período, nas Universidades onde lecionou e através de sua participação na política brasileira como membro de partido político, candidato a vice-prefeito da cidade Olinda e coordenador das campanhas de Lula de 1989 e 1994 entre os evangélicos. Estas importantes atuações revelam o caráter da teologia de missão integral, da qual vinha defendendo há alguns anos.
Por tudo isso e por muito mais que, certamente encontramos em D. Robinson Cavalcanti, é que louvamos a Deus por sua vida, obra e ministério e, rogamos a Deus, o consolo e o conforto que só o Espírito Santo pode dar, à família, aos amigos, à Igreja Anglicana e a toda comunidade protestante evangélica que neste dia chora e lamenta a partida de D. Robinson e de sua querida esposa.
Luís Gonçalo Silvério Diretor da FTSA - Fraternidade Teológica Sulamericana
Lamentável, um defensor da democracia, cristão extraordinário especialista em defender os menos favorecidos sem esquecer da importância do desenvolvimento econômico. Divanilson Galindo
A Igreja brasileira perde uma voz profética!
Anacleto Silva - Pastor da Igreja Evangélica Congregacional

O PROGRAMA ESPAÇO LIVRE, às 8 da manhã pela FM 107, apresentado e dirigido por Jaelcio Tenório, dedicou também um tempo para comentar a morte do Bispo ao lado de Jénerson Alves.

"...é um perigo dar tudo o que o filho pede. Precisamos ter o cuidado como pai. O que o filho está vivendo agora?
Matou um cidadão de bem, conceituado, fez história, que criou com muito amor, ajudou muita gente a conhecer a Deus."

Lamentável a morte do Prof. Robinson Cavalcanti, tive o privilégio de conhecê-lo em uma palestra sobre sistema e forma de governo na FAFICA. Pernambuco perdeu um ser humano espetacular! Neylton Lima
Paulo Nailson, não tive, infelizmente,o prazer de conhecer pessoalmente o Prof. Robinson, mas sua obra foi imensa e o tornou conhecido, admirado e amado... então lamento profundamente essa perda irreparável... Que Deus ajude aos seus e a todos nós a superar essa perda! Dra. Lucimary Elisabete Passos

Enlutada, a Rede FALE manifesta-se ante a perda do nosso irmão Robinson Cavalcanti e de sua esposa Miriam Cavalcanti.

No dia 26 de fevereiro de 2012, um dos maiores pensadores do mundo protestante perdeu sua vida de forma trágica. Com um legado impressionante, um dos principais pensadores e articuladores da teologia de missão integral sempre foi um arauto em favor da luta e em defesa dos pobres e injustiçados no Brasil.
Como um genuíno cristão, Robinson Cavalcanti ousou, em épocas sombrias de nosso país, ser uma voz profética onde a denúncia foi a tônica de sua caminhada ante a dura realidade brasileira. Sempre se prontificou a abordar temas e posturas ignorados ou desprezados por boa parte das lideranças evangélicas. Esteve à frente de seu tempo e sofreu incompreensão, mas como alguém que acredita na utopia possível do Reino de Deus, insistiu no bom combate. Soube como poucos, compatibilizar fé, ativismo, piedade e compromisso ético.
Livros escritos por Cavalcanti – como “Cristianismo e Política” e “Igreja: Agência de Transformação Histórica” – acalentaram muitos no sonho de vivermos uma fé consciente do papel transformador do evangelho e do chamado de Deus para reconciliar toda criação. O corajoso pernambucano foi um profeta que colaborou intensamente na formação de quadros qualificados para a sociedade brasileira, seja por sua inserção eclesiástica, como também em decorrência de sua carreira acadêmica. Sua trajetória como pastor, professor e militante será sempre lembrada.
Todos nós que militamos por uma Igreja relevante para o mundo e por uma sociedade que promova a justiça, acreditamos que Robinson Cavalcanti, embora morto fisicamente, viverá não apenas nas nossas lembranças, mas em nosso compromisso com a equidade e a solidariedade. Cremos que as palavras e os atos de proclamação do Reino de Deus que foram expressas pela vida de Robinson continuarão sendo colhidas com risos de alegria por todos e todas que agora choram a sua morte.
Nossa esperança é saber que essa tragédia que hoje nos abateu não nos rouba a expectativa de que "quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: 'A morte foi destruída pela vitória'" (1 Coríntios 15:54). Essa é a certeza que tragédia nenhuma pode nos roubar.
Hoje manifestamos as nossas condolências a família e a Comunhão Anglicana. Somos gratos a Deus pela vida de Robinson Cavalcanti e de Miriam Cavalcanti. Somos gratos pelo legado e pelo exemplo que nos deixaram.
Em Cristo, nosso Redentor
Rede FALE
Este homem merece a mais alta honraria do povo pernambucano; quando você o fizer terá não só o meu reconhecimento, mas de milhares de outros evangélicos e muitos intelectuais brasileiros e estrangeiros também.
Saudades do grande homem Bispo Robinson Cavalcanti, sua ausência nos é doída demais.
José Alencar Lopes - Brasília

Só quem crê nos propósitos de Deus, pode comer e dormir depois de uma notícia desta. ESTARRECIDO... É como me encontro. Tive a rica oportunidade de ouvir várias palestras, quando fazia meu seminário no Recife. Fui um dos primeiros leitores do livro: "Uma bênção chamada sexo".
Será que já vimos tudo que tínhamos que ver aqui nesta terra? A cada dia que passa parece que somos pegos de surpresa. Conheci o prof. Robson Cavalcante nos meus tempos de seminário (1978 a 1981). Palestras sôbre Família, Política, inesquecíveis. Um homem de Deus que cumpriu o Propósito de Deus aqui na terra. Por mais doído que seja, esta é a pura verdade. Ao concluirmos o que Deus quer que façamos, não temos mais o que fazer aqui; Ele então léva-nos para junto Dele.
As circunstâncias importam sim, mas ao ser humano. Para Deus o que importa é ver que os seus filhos cumpriram a sua ordem e agora estão ao lado Dele.
Descanso na crença de que o propósito de Deus será cumprido - Jó 42:2 - "BEM SEI QUE TUDO PODES, E NENHUM DOS TEUS PLANOS PODE SER FRUSTADO".
Israelito Almeida
Pastor em Fortaleza Ceará


A Igreja Anglicana – Diocese do Recife, comunica a todos

que o Ofício Fúnebre do Bispo Diocesano Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti e sua esposa Miriam Cotias Cavalcanti
será realizado na Quarta-feira, dia 29 de fevereiro, às 14h, na Paróquia Anglicana Emanuel, situada a Rua São Miguel, nº 15, Farol, Olinda (PE).
O enterro ocorrerá às 16h30, no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista (PE)

Comentários