Take 6 faz show em Pernambuco

Neste sábado (3), o grupo de jazz ‘a capela’ Take 6 se apresentou no Recife. O show fez parte de uma turnê do grupo no Brasil, iniciada no dia 28 em São Paulo e que encerra em Brasília, na terça-feira (6).

A abertura do show foi com o grupo Todos Um e com o cantor Leonardo Gonçalves. Nascido em Palmares, Leonardo é considerado uma das maiores revelações da música contemporânea. Inclusive, ele foi classificado por Ed Motta como ‘o Rei dos Melismas’ (técnica musical de transformar a nota de uma sílaba de um trecho da canção enquanto ela está sendo cantada).

O grupo

O Take 6 não é apenas o herdeiro da rica tradição do doo-wop e grupos gospel dos anos 50, mas também o líder da segunda onda do jazz e dos grupos vocais pop que surgiram na década de 1990. Com este legado notável desde a sua fundação, estes vencedores de múltiplos Grammy continuam a olhar para frente acompanhando a primeira década do século 21 se desdobrar.

A história do Take 6 começou no Oakwood College em Huntsville, Alabama, em 1980, quando o calouro Claude V. McKnight III formou um quarteto conhecido como Gentlemen’s Estate Club. Quando o tenor Mark Kibble ouviu o grupo ensaiando - de todos os lugares possíveis - em um banheiro do campus, sua voz se uniu à harmonia e ele se apresentou no palco com o grupo naquela mesma noite.

O grupo acrescentou instrumentação ao seu som puramente a capela com o álbum de natal, "He Is Christmas", em 1991. O álbum ganhou ainda um outro Grammy, o de melhor performance vocal de Jazz. Uma série de gravações finamente trabalhada continuou durante o resto da década: Join the Band (1994), Brothers(1996), So Cool (1998) e um segundo álbum natalino, "We wish you a Merry Christmas" (1999). "Join the Band" e "Brothers" foram os vencedores do Grammy.

Em 2000, o Take 6 gravou um CD ao vivo e uma coletânia, seguida por "Beautiful World" em 2002. O grupo deixou a Warner Brothers, após "Beautiful World" e lançou seu próprio selo chamado Take 6. Sua primeira viagem no novo empreendimento foi "Feels Good", lançado em 2006.

O Take 6 integrou o "Heads Up International" com o lançamento do álbum "The Standard", em agosto de 2008. O álbum inclui participações de astros do R & B, Aaron Neville e Brian McKnight (irmão de Claude), bem como o "jazz man", veterano George Benson, Al Jarreau e Jon Hendricks. "Enquanto cantamos letras que sempre exemplificam nossas convicções espirituais e morais, o somos em essência é um grupo vocal de jazz", diz Dave Thomas, membro do Take 6 desde 1985.














Comentários