Encontro sobre controle social no Recife

No último domingo, 25, foi realizado o encontro sobre Controle Social no Recife-PE, promovido pela Corregedoria Geral da União - CGU, EPJ - Evangélicos pela Justiça, Visão Muncial, Associação Batista de Ação Social - ABAS, entre outros. Na oportunidades compareceram cerca de 35 pessoas, dentre representantes das entidades mencionadas, além de pessoas de diversas igrejas, estudantes de Serviço Social da Faculdade do Recife e do Seminário de Educação Cristã-SEC, integrantes do MJPOP, Instituto Solidare, Instituto Esperança e Vida, Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal, etc.

Destacou-se a relevância do controle social e a necessidade de transparência em relação à aplicação dos recursos públicos, especialmente o controle das ações governamentais, os mecanismos de exercício do controle social, formas de exercício e o encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes. Também foi estimulada a participação dos presentes com vistas a organização e participação na 1ª Conferência sobre transparência e controle social, a ser promovida nos níveis municipal, estadual e federal, ferramenta planejada pela CGU para envolver a sociedade civil no processo de controle dos recursos públicos.

Como encaminhamentos, foram acordados, entre outros, a realização de uma conferência livre sobre o tema e o acompanhamento da comissão organizadora da comissão estadual do consocial Pernambuco.

A Visão Mundial também divulgou ações de controle social desenvolvida pela organização no Brasil, a exemplo do MJPOP - Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, iniciativa extremamente relevante, que estimula a juventude a exercer ativamente a cidadania e acompanhar de perto as políticas públicas, na busca por qualidade de vida e justiça social.

Comentários