É um chamado, não uma carreira

"Conselhos para jovens líderes"

1. Cada cristão é um ministro. Ponto. Fim da história. Um ministro, por definição, é um servo ou um escravo. Somos ministros de Deus e da Igreja. Eu não sou um ministro mais ou menos do que qualquer outro cristão na minha igreja. Quando eu não estava recebendo um cheque de uma igreja, eu ainda era ministro.

2. Alguns ministros se tornarem líderes. No Brasil, os líderes são aqueles que servem à outras pessoas. Se você sempre servir a Deus e à Igreja como ministro, você acabará por se tornar um líder – uma pessoa de influência dentro de uma comunidade do Reino. À alguns líderes são dadas posições de liderança oficiais e à alguns não (E para algumas pessoas que não são líderes são dadas posições de liderança em nosso sistema falho.) .Mas a verdade é que se você está servindo e influenciando as pessoas que servem, então você é um líder.

3. Todos os ministros (e líderes) têm dons especiais concedidos pelo Espírito Santo para a edificação da sua comunidade local de fé. Alguns de nós foram criados para ensinar, organizar, para ser pastor ou para fielmente rezar. Idealmente, os ministros servem principalmente em suas áreas de sobredotação (Embora, como em qualquer família, todos nós fazemos coisas que não são grandes em caso de necessidade.). É normal que dentro da igreja os cristãos (ministros) servirem dentro das suas áreas de sobredotação e paixão.

4. Cada cristão é chamado por Deus para uma igreja local. Devo dizer que eu acredito que isso seja verdade para a maior parte do tempo.  Às vezes, Deus envia os novos convertidos a um corpo que trazem presentes especiais necessárias para a igreja. Às vezes, ele envia os cristãos de outras igrejas para construir uma outra que está lutando em alguma área. No livro de Atos, isto foi feito propositalmente e, sempre no âmbito da missão apostólica e orientação do Espírito. Todo cristão é enviado por uma igreja, para uma igreja  e para servir a igreja.

5. Em uma igreja (ou um sistema de igrejas), pode tornar-se evidente que alguns ministros precisam de mais tempo para realizar sua “vocação” ou função dentro do corpo de uma igreja local ou dentro da comunidade maior de igrejas. Isto pode resultar em o ministro deixar a sua carreira para aceitar um cargo remunerado na igreja. Talvez uma igreja cresça a um ponto onde um professor é mais necessário do que algumas horas por semana. Ou talvez um chefe administrativo necessite  gastar 40 horas semanais para organizar o restante dos voluntários em uma igreja local. Ou talvez uma igreja tem alguém que é chamado para iniciar uma nova igreja ou ir para uma área nova do mundo, mas precisa dedicar o máximo de sua vida possível para a tarefa. Quando isso acontece, é bíblico para os outros ministros na igreja apoiarem financeiramente um deles de modo que o suporte possa se concentrar mais tempo em seu ministério comum. De muitas formas, isto é similar a Jesus, Pedro e Paulo, os quais sobreviveram  em períodos difíceis de suas vidas. Eles foram auxiliados por outros dentro de sua comunidade a fim de dar total atenção para a propagação do evangelho.

6. Quando um ministro aceita este presente de sua igreja, ele ou ela aceita um presente maravilhoso, mas também uma responsabilidade pesada. O ministro realmente trabalha “para” a igreja no sentido de que a igreja o apoie  financeiramente e talvez com dificuldade, porque ela é o melhor testemunho para o mundo quando o ministro em particular é livre para servir  horas a mais  por semana. Ao aceitar o apoio, o ministro (na minha opinião), as pessoas não devem ver este “trabalho” como uma nova carreira, mas sim como uma vocação a cumprir (Literalmente, este ministro foi “convocado” a partir e por sua própria igreja para uma tarefa específica.), Jesus era um carpinteiro; Pedro era um pescador. Paulo era fabricante de tendas e um advogado. Eles já tinham suas carreiras. Eles sacrificaram as suas carreiras para aceitar a sua chamada. O sucesso é medido de forma diferente para um chamado do que para uma carreira. Um ministro deve estar disposto a sacrificar as suas carreiras antes de aceitar um chamado de tempo integral.

7. Um chamado específico é raramente para uma vida inteira. Um ministro apoiado financeiramente deve sempre estar disposto a estabelecer sua posição (e salário), se Deus termina sua vocação particular. Ministério não é uma carreira. Deus não criou a igreja para pagar suas contas. Se você está apoiado por uma igreja ou para-igreja ou denominação, então você não deve sentir nenhuma culpa ao receber seu salário. Deus o tem lá por um motivo. Mas Deus também tende a gostar de peças móveis. Ele é o grande estrategista a mover suas peças no tabuleiro de xadrez como bem entender. Ele pode ter alguém que, por causa do Reino, precise receber os dólares que você está recebendo agora. Ou ele pode ter alguma coisa para você fazer nos anos vindouros fora da pastoral vocacional. Lembre-se, você sempre será um ministro. Se servir, você será sempre um líder. Obtendo o salário significa apenas que a igreja que o envia ou o apoia vê o acesso ilimitado a seus dons específica, talentos e temperamento como cruciais para sua missão particular.

Eu sou o único entre muitos dos meus amigos que tem vivido dentro de todas as opções  de pastorais ou vocacionais. Eu estive em tempo integral na pastoral e vocacional, em tempo parcia nol ministério bi-profissional e “voluntário” do ministério, enquanto trabalhava na minha carreira. Eu vivi dentro de cada uma das realidades, por pelo menos, três anos dos últimos 15 anos. Cada um tem suas próprias alegrias e lutas, mas agradeço a Deus que me permitiu experimentar todos estes ministérios. Se você é um líder mais jovem e que tem a esperança de trabalhar em tempo integral para uma organização de igreja ou missão, gostaria de encorajá-lo a dedicar-se também, imediatamente, a uma carreira diferente do ministério. Você pode nunca precisar usá-lo, mas você provavelmente vai querer em algum ponto. Ter uma carreira é normal. Não ter uma faz de você um profissional religioso. Uma carreira de verdade é uma necessidade missionária, a não ser para o mais raro dos discípulos.
Claro, eu realmente não acreditava em nada disso quando eu era mais jovem. Quando me formei na Cincinnati Bible College, pretendia ser um pastor  plantador de igreja para a minha vida inteira. E quando eu disse isso, eu quis dizer que seria uma carreira. Eu me senti como uma falha quando eu tirei o meu primeiro trabalho fora da igreja. Eu senti que deveria ter sido capaz de fazer o trabalho “ministério”. Eu senti como se tivesse menos fé porque eu tinha que ter um emprego fora da igreja para sustentar minha família. Isso tudo é um símbolo de como quebrei o meu entendimento do que o ministério era. Olhando para trás, os meus três anos trabalhando em Las Vegas como um artista foram alguns dos melhores anos de ministério da minha vida. Pelo menos em termos de impacto relacional com muitas pessoas que não se auto-identificam como cristãos. De Las Vegas mudei para o sul da Califórnia e trabalhei dez horas por semana para uma grande igreja em Costa Mesa. Foi difícil de gerir  tempo com o novo foco na minha carreira. Mas no geral, era lindo ter um pé em ambos os meus mundos. Agora eu sou um ministro a tempo integral outra vez. Eu entendo porque a posição que Deus tem me chamado para as demandas Vineyard requerem atenção em tempo integral. A grande ironia é que o meu trabalho atual é o meu emprego de sonho;  eu vi o trabalho da igreja como a minha carreiraaos meus vinte anos de idade. Agora que eu vejo isso como um chamado, é  humilhante. Reconheço que Deus tem me dado influência aqui. Eu não sei por que ele optou por me ter aqui neste momento, mas é a minha vocação. E um chamado é um negócio maior do que uma carreira. Sempre.

Aqui estão alguns pensamentos finais sobre este tema:

1. Se você está em busca de trabalho ou de igreja como uma carreira,passe a considerar seriamente os seus motivos. Seja destemido. Vá à um retiro de solidão por três dias e pergunte a Deus como ele vê o seu ministério. Lide com questões de seu orgulho que te fazem querer ser conhecido como alguém dentro da igreja. Lide com questões de seu medo que te fazem sentir como se você não pudesse fazer mais nada para viver. Eu conheci muitos dos “famosos” pastores e líderes da igreja lá e eles estão em duas categorias na maioria: os “bem sucedidos”; aqueles que parecem desesperadamente egocêntrico. E os verdadeiramente humildes, que nunca se esqueceram de que eles são, em primeiro lugar, ministros, ou seja, líderes servos.

2. Se você é um ministro “voluntário”, você é um 100% um ministro cristão. Você não precisa de um salário, um título ou uma posição em um organograma. Sirva com todo seu coração e apoie os ministros pagos em sua igreja que servem ao lado de vocês.

3. Se você não tiver certeza de que igreja você é chamado para servir, jogue-se plenamente em aquele onde você está agora. Chamados são uma coisa complicada de discernir, às vezes. Meu último foi óbvio, mas outras foram mais de uma tentativa e erro. Chamados são uma realidade, mais  do que um sentimento; é como estar casado ou ser um pai. Estou sempre pensando se eu acordei me sentindo como um marido e pai ou não. Eu sou chamado para ensinar, pastorear e contar histórias criativas para a Vineyard em Cincinnati, agora. Essa é a minha realidade diária, independentemente do que eu faço ou não.  Eu realmente gosto da Vineyard, mas mesmo se eu não gostasse, isso não importaria tanto. Às vezes, somos chamados à uma igreja que não gostamos muito. Como  Deus mudaria uma igreja, se ele nunca nos coloca em lugares onde nos sentimos um pouco desconfortáveis?

Eu gostaria de dedicar o meu próximo post desta série com o tema de “sonhar grande”. Eu faço isso. Eu adoro ter grandes sonhos. Mas também tenho aprendido que Deus nem sempre nos dá os nossos grandes sonhos. Às vezes, ele prefere dar-nos algo diferente do que nossos sonhos. Fique atento…

Joice
SEPAL.ORG

Comentários