Antônio dos Santos quer reconhecimento da música gospel no Brasil


A música gospel no Brasil foi defendida no Senado Federal na última sexta-feira, dia 16/09/2011, pelo deputado estadual Antônio dos Santos (PSC-SE), que esteve em reunião com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Atual presidente da Associação dos Parlamentares Evangélicos do Brasil, o deputado, fez defesa do Projeto de Lei que concorre para o reconhecimento pela nação da música e dos eventos gospel como manifestação cultural, para efeito dos benefícios previstos na legislação federal de incentivo à cultura.
“A audiência teve o intermédio do senador Eduardo Amorim e se constitui um desejo de toda a comunidade evangélica brasileira, sendo, portanto, necessária a sua célere aprovação no Senado, uma vez que já fora aprovada na Câmara dos Deputados”, informou Antônio dos Santos, dizendo ainda que “o objetivo principal é a evangelização, ou seja, que as pessoas confraternizem e conheçam a palavra de Deus”, disse.
Para o senador Eduardo Amorim, declarar a música e os eventos gospel como manifestação cultural tornará mais efetivo as manifestações religiosas nas cidades brasileiras. “Somos uma nação religiosa e a música gospel é um importante meio de evangelização. As novas gerações devem ter mais acesso aos ensinamentos religiosos, que são milenares e que nos traz paz no dia a dia”, completa Amorim.
A música
A música gospel é um gênero musical de origem afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos. Em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhada de um coro e um pequeno conjunto instrumental. Segundo Antônio dos Santos “nos Estados Unidos e em outros países, o gospel está incluído como uma categoria tradicional de música cristã”, disse.
“Os eventos se espalham pelo País, com um número cada vez maior de adeptos que reúnem o prazer de uma bela música, com as informações e conhecimentos religiosos. O cenário gospel está diversificado com a formação de bandas de evangelização a bandas de louvor e adoração, com os mais variados ritmos desde rock até baião”, informa Antônio dos Santos.
Com o crescimento da música gospel no Brasil, em 2004 foi criada a categoria de Melhor Álbum Cristão em Música Portuguesa, no concurso Grammy Latino 2007. Concorrem vários grupos musicais e duas gravadoras evangélicas, ambas do Rio de Janeiro.

Comentários