Tempo integral: uma nova realidade para a educação

A proposta de educação em tempo em integral, hoje, é uma realidade em Caruaru. Há dois anos, a Escola Paulina Monteiro, localizada no bairro do Cedro, foi a primeira a receber este projeto que propõe oferecer aos alunos não somente o ensino do turno regular, mas diversas atividades que ajudam na formação pedagógica, cultural, esportiva e cidadã. Além da Paulina Monteiro, que atende todos os alunos do 1º ao 5º ano, as escolas Pedro de Souza, no Petrópolis, e o Caic, localizado no João Mota, já iniciaram suas atividades de tempo integral, nas turmas do 6º ao 8º ano, com expectativa de poder atender toda a escola após este período de adaptação e adequação.


O projeto é considerado um ganho para a cidade de Caruaru, pois muitos destes alunos estão em situação de risco, e se não estivessem na escola, provavelmente ficariam ociosos e sem acompanhamento adequado de um adulto, no período em que não estivessem em sala de aula, porque os pais precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos, uma realidade comum para muitas famílias da cidade.

Os alunos que passam o horário integral na escola aprendem e dedicam-se mais, alimentam-se melhor, consequentemente, tem melhores desempenhos, e mais oportunidades de realizarem atividades que, talvez, não fossem acessíveis a eles, a exemplo de aulas de capoeira, percussão, canto e coral, dança, recreação, educação física, artes, banca de estudo (reforço escolar), meio ambiente, teatro e jornalismo.

As atividades das escolas de tempo integral estão dispostas da seguinte forma: pela manhã, os alunos assistem aulas do turno regular e recebem a primeira alimentação do dia; no intervalo dos turnos, almoçam e descansam. À tarde os alunos participam de três atividades, que variam de acordo com o dia da semana, além de receberem mais uma refeição. Para um melhor acompanhamento, o professor polivalente de cada sala acompanha constantemente os professores/oficineiros das atividades do contraturno, ou seja, os alunos são acompanhados por dois profissionais, o que garante um melhor desempenho de trabalho e resultado.

SECOM PMC

Comentários