Reestruturação da Casa de Cultura José Condé entra na reta final

Casa de Cultura José Condé
Preocupada com a preservação da memória cultural da cidade, a Prefeitura de Caruaru vem reestruturando mais uma casa museu do municipio. Após reformar em 2009 o histórico prédio do antigo Mercado de Farinha, atual Memorial da Cidade, agora é a vez  da Casa de Cultura José Condé, localizada no Parque 18 de Maio, no coração da tradicional Feira de Caruaru. Fundada em 1972, com quase quatro décadas de existência, o espaço é considerado uma das atrações culturais mais importantes da cidade, além de ser sede do Teatro Joel Pontes. O equipamento turístico é uma homenagem ao escritor José Condé, um dos responsáveis pela projeção cultural de Caruaru para todo o País. A previsão é que obra, orçada em R$ 150 mil, esteja concluída até o próximo dia 18 de Maio, data de comemoração da emancipação política do município.

A revitalização contempla o equipamento turístico cultural com a recuperação do telhado, umas das partes mais comprometidas do espaço, reforma dos banheiros, pintura de todo prédio e revitalização do jardim interno. Após a conclusão dos serviços, a população caruaruense e os turistas terão à disposição um teatro climatizado com capacidade para 150 pessoas, além de um salão, que será destinado às oficinas de artes. A preocupação com a acessibilidade também tem sido um dos focos da reforma, que contempla a implantação de rampas e a troca das portas, que passam a ser mais largas.

Uma das salas contará com iluminação especial, adequada para acolher o acervo pessoal e literário de José Condé. O espaço possibilitará aos estudantes, pesquisadores e turistas conhecerem parte da história do escritor e da Feira de Caruaru.  “Historiadores e pesquisadores estão reunidos, empenhados para resgatar a história do museu que conta a história do escritor José Condé”, afirmou José Pereira, presidente da Fundação de Cultura.

SECOM PMC

Após a reinauguração, a casa funcionará em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e das 8h ao meio-dia aos sábados, sendo o teatro disponibilizado nos finais de semana, para atender à demanda dos grupos de encenação da cidade.

Comentários