Presidente da Câmara quer mais atenção para o meio ambiente

O presidente da Câmara de Caruaru, vereador Lícius Cavalcanti (PCdoB), participou esta manhã do lançamento da Campanha da Fraternidade 2011. Esse ano a Campanha tem como tema: "A Criação geme em dores de Parto” e faz referência ao Meio Ambiente. Na oportunidade o edil aproveitou para afirmar que Caruaru precisa de melhoria urgente no que diz respeito ao meio ambiente. Ele lembrou a questão do Rio Ipojuca, que ao longo dos anos segue sendo degradado e não existe nenhum projeto para melhorar a situação no local. “Até hoje não houve uma gestão que se preocupe de fato com o rio Ipojuca, o rio não é perene, é alimentado pelos esgotos de Caruaru, uma situação inadimissível”, disse.

O comunista disse ainda que a Compesa cobra uma taxa de 80% no que diz respeito ao esgoto, mas apenas 30% de todo o esgoto é tratado, com os demais 70% sendo jogados diretamente no rio. “Não é justo que a população pague uma uma taxa de esgoto tão alta, quando os esgotos continuam correndo a ceu aberto. Espero que algum projeto seja apresentado e a Câmara está aberta para esse tipo de debate. Sugiro que formemos uma grande comissão para debater o assunto”, ponderou. O padre Everaldo concordou com a fala do presidente e foi mais além.  “As quetões aqui não são meras críticas, mas como bem disse o presidente Lícius são do ponto de vista do alerta. O debate aqui não é politico, mas por uma presença critica propositiva”.


O presidente se dirigiu ao diretor de meio ambiente Jorge quintino e propôs que a diretoria seja transformada em  secretaria. “Não podemos ter uma cidade tão grande e apenas uma diretoria. Uma secretaria tem mais recursos e liberdade para tomar as ações, então se for possível ainda hoje poderemos enviar um requerimento ao prefeito solicitando a criação da secretaria”, disse. A irmã Malba concordou com o presidente da Casa e disse que a sociedade deve se unir em torno da criação de uma secretaria. “Hoje tudo é complicado em Caruaru, vejam as calçadas que a gente não consegue andar ou a grande quantidade de lixo, sem falar no rio ipojuca, então é o momento de provocar a criação dessa secretaria. Aproveito também a presença do presidente da Câmara para solicitar a criação de uma comissão para esclarecer a comunidade sobre o lixo em Caruaru. Ninguém sabe ao certo como é tratado o lixo aqui na cidade”, disse.

Ele ainda parabenizou a Igreja Católica pela escolha do tema da Campanha. “Toda a comunidade católica e o Bispo Dom Dino estão de parabéns por apresentar a sociedade um tema tão importante. A agenda do Meio Ambiente deve estar presente em todas as discussões”. Além do presidente da Casa, ministraram palestras o padre Everaldo, o Bispo Dom Dino, o diretor de Meio Ambiente, Jorge Quintino, o ambientalista Severino Montenegro e o prefeito Zé Queiroz.    

Secom Câmara de Caruaru

Comentários