A Presença de Deus faz toda Diferença – Salmo 46:4-5

“Há um rio, cujas correntes alegram a
cidade de Deus,
o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela;
jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.”

O salmista nestes versos do salmo 46 nos mostra que durante aquele momento de dificuldade que a cidade de Deus estava passando (Jerusalém), Deus estava no meio dela, como um Deus presente. Por esta razão, o salmista declara que esta cidade jamais seria abalada, não por méritos próprios, mas porque Deus estava presente e como conseqüência seria ajudada.  A expressão “Deus está no meio dela”, atesta a Sua presença, embora nem sempre percebidas pelos homens.
O salmista também nos mostra que a grande segurança da Igreja consiste nisto: que Deus habita no meio dela; pois o verbo que traduzido, jamais será abalada, é do gênero feminino, tampouco pode ser traduzido em relação a Deus, como se destinasse a ensinar que Deus é inamovível. A frase deve ser explicada da seguinte forma: A santa cidade não se moverá nem se abalará, uma vez que Deus habita ali e está sempre pronto a ajudá-la. Deus é o rio que está no meio da cidade, conferindo-lhe vida e benção, e isso em meio à paz, o que contrasta com os terremotos e mares revoltos dos povos.
Podemos perceber também que a expressão desde antemanhã pode ser traduzida literalmente como: “no alvorecer da manhã.”. Esta expressão denota o dia, tão logo o sol nasça sobre a terra. O texto fala da madrugada de um dia mais brilhante. Ou seja, meus queridos, Deus virá muito cedo para socorrê-la, antes mesmo que algum inimigo se desperte para fazer-lhe mal.
A suma de tudo é: A proteção pela mão divina deve, acima de tudo, residir no fato que Deus habita no meio da cidade e toda esperança de segurança depende unicamente de sua presença. Além do mais, embora Deus nem sempre surja imediatamente em socorro, segundo a pressa dos desejos humanos, todavia Ele sempre virá em tempo oportuno, a fim de fazer evidente a verdade expressa neste versículo. Diante disso meus queridos, Deus nunca se afastou da tua vida, mesmo diante de tantas turbulências e problemas. Deus se faz presente na nossa crise, no mais profundo abismo que possamos está neste momento, ou quando tudo parece está distante de nós, ou até mesmo quando não temos mais força para lutar. Deus está presente! E já mais seremos abalados.

Pr. Ivanilson
3ª Ig. Presbiteriana na AV. RJ - Caruaru - PE.

Comentários