ESPECIAL OBAMA NO BRASIL - 3

Rio ia protestar e Obama saiu da Cinelândia

Com a Cinelandia não se brinca

O Stanley Burburinho pinçou essa preciosa informação do R7: apesar do empenho do PT do Rio em calar a livre manifestação dos brasileiros na Cinelândia – clique aqui para saber o que isso tem a ver com Stalin -, nas redes sociais havia uma articulação para o carioca ir para a rua usufruir da Democracia em que vive:

Serviço secreto dos EUA cancela discurso de Obama na Cinelândia após monitorar redes sociais

Presidente falará apenas para convidados noTheatro Municipal Sérgio Vieira, do R7, no Rio

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou seu discurso público que seria realizado no próximo domingo (20) na Cinelândia, praça do centro da cidade do Rio de Janeiro, depois de alertas recebidos pelos serviços de inteligência dos EUA após monitoramento de redes sociais, segundo informações obtidas com fontes no consulado americano.

O serviço secreto cogitou a possibilidade de protestos e críticas ao chefe de estado dos EUA após a ONU (Organização das Nações Unidas) ter autorizado sanções militares à Líbia. Fontes do consulado afirmaram que agentes do serviço secreto encontraram indícios de que críticas ao ato público estavam sendo feitas em uma rede social, o que deixou a equipe de segurança do governo americano receosa.

Militares do Exército, da Polícia Militar, Civil e Federal estão ocupando pontos estratégicos da Cinelândia desde a manhã desta sexta-feira (18), inclusive com a presença de um blindado do Exército diante da Biblioteca Nacional e três viaturas da polícia militar.

Para a segurança do Theatro Municipal, onde o presidente dos EUA realizará discurso para convidados do Consulado, Embaixada e do governo brasileiro, cerca de 500 homens das Forças Armadas estarão posicionados no entorno do local. O controle e a varredura interna ficarão sob responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira.

Além da Cinelândia, soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados em outros pontos da região central, entre eles, as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

FBI fará inspeção no dia do discurso


Funcionários que trabalham em uma banca localizada na rua Treze de Maio, ao lado do Theatro Municipal, onde Obama fará um discurso para uma plateia de 800 pessoas no próximo domingo (20) – a capacidade do local é para 2.444 pessoas -, disseram nesta sexta-feira (18) que um homem se identificando como assessor do FBI, polícia federal dos EUA, teria pedido que eles abram a banca no domingo para que o departamento possa fazer inspeções.

Segundo José Flavio Teixeira, de 23 anos, que trabalha no local há sete meses, a banca não abre aos domingos. Assim que deu esta informação ao assessor do FBI, recebeu a explicação que caso o local esteja fechado no momento da inspeção, a banca será retirada.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/servico-secreto-dos-eua-cancela-discurso-de-obama-na-cinelandia-
apos-monitoramento-de-redes-sociais-20110318.html

Fonte: Paulo Henrique Amorim - Jornalista

Comentários