ESPECIAL OBAMA NO BRASIL - 1

Obama chega ao Brasil


O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou na manhã deste sábado ao Brasil para a primeira etapa de um giro latino-americano de cinco dias que incluirá o Chile e El Salvador e foi descrito pela Casa Branca como "emblemático".
Com sua mulher, Michelle, e as filhas Malia e Sasha, o líder americano desembarcou às 7h42 na Base Aérea depois de o avião Air Force One ter pousado às 7h31. Após o desembarque, Obama e sua comitiva seguem para o hotel Golden Tulip, onde ficam antes do encontro previsto para às 10 horas com a presidenta brasileira, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
A viagem, que ocorre em meio à tragédia do Japão e à crise na Líbia, foi descrita como muito importante pelo governo americano. "Vemos uma enorme convergência de interesses entre Brasil e EUA, e um momento enorme de oportunidades", afirmou nesta semana o conselheiro adjunto de Segurança Nacional dos EUA, Ben Rhodes.
Washington quer aproveitar o enorme potencial econômico da relação bilateral com o Brasil, que se transformou na sétima potência econômica e cujas trocas comerciais com os EUA dobraram na década passada.
Depois que China superou os EUA como principal comprador das exportações brasileiras, Washington quer recuperar a iniciativa e está interessado, segundo a Casa Branca, em desenvolver uma colaboração em energia e infraestruturas - principalmente em relação aos investimentos que o Brasil terá de fazer para os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.
Além disso, o Brasil conta com reservas de petróleo que equivalem ao dobro das americanas e vê a perspectiva de se transformar em exportador da matéria-prima. No encontro, os dois presidentes devem também abordar a colaboração em energia nuclear.
Embora os EUA garantam que uma das grandes vertentes da viagem seja fomentar a criação de empregos, a conversa com Dilma não se limitará a isso.
Os dois governantes devem abordar também o Irã, que, no ano passado, foi um dos motivos de distanciamento entre Washington e Brasília após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter alcançado um acordo nuclear com Teerã considerado insuficiente pelas potências internacionais.
Os dois líderes devem discutir as aspirações do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, e há expectativa de que Obama dê seu apoio ao País como fez no ano passado em relação à Índia durante giro pela Ásia.
Após o encontro no Palácio do Planalto, Dilma e Obama fazem uma declaração conjunta e seguem para o Itamaraty, onde encerram um encontro de CEOs brasileiros e americanos e assinam um acordo de Previdência. Em seguida, participam de almoço com empresários e outros convidados.

IG.COM.BR


Comentários