ESPECIAL CARNAVAL: Evangelização Criativa ou “Pretexto para crentes brincarem o carnaval”?

Existem muitas pessoas que ainda pensam que a Evangelização no carnaval é apenas um “pretexto para os crentes pularem o carnaval”. Ou isto, é falta de visão ou apenas uma desculpa daqueles que não querem se comprometer.
O livro que estou lendo (recomendo), que tem por título “O Pastor Urbano”, informa que os pastores que vivem em metrópoles (nas urbes) precisam ser intérpretes das transformações culturais e sociais da cidade. Por isso, entendo que o Impacto de carnaval não é desculpa para pularmos o carnaval e sim um evangelismo extremamente criativo. A evangelização pode ser criativa; sem perder o seu propósito, sua santidade e seu conteúdo.
“O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim” João 7. 37,38
Como poderíamos nós, filhos de um Deus tão criativo, fazermos uma evangelização feia, inadequada e fora da contextualização das grandes cidades?
A IBMI com sua visão missionária percebeu que durante o carnaval de Salvador a Cidade ficava entregue às hostes malignas. A Igreja se “retirava”. Salvador carecia de uma evangelização diferente, impactante e descontraída que chamasse atenção do povo. Uma Evangelização aculturada, sem perder a identificação com o Reino de Deus. E assim, há onze anos, nascia O IMPACTO DE CARNAVAL.
As seitas, as mais diversas, como o espiritismo, o ateísmo o islamismo e outras, todas essas correntes religiosas, estão procurando ganhar a mente, e o coração, das mesmas pessoas que Cristo nos mandou alcançar. Algumas têm mais recursos, mais gente e mais tempo do que nós. Então, é a criatividade que pode fazer toda a diferença. Precisamos de uma evangelização criativa e eficaz. Porque, assim, mais pessoas serão livres do pecado e viverão uma nova vida em Cristo.
Nós não precisamos de pretexto para brincar o carnaval. O que nós temos é muitos motivos, mil motivos para dançar, pular e gritar, porque grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres.

Ronaldo Damasceno

Comentários