Crônicas de Nárnia são livros cristãos ou não?

C. S. Lewis (na foto) acreditava que a arte e a literatura podem alcançar os cantos mais misteriosos da imaginação humana, mas de uma maneira que mesmo os melhores sermões e aulas jamais conseguiriam. Veja o que ele escreveu em Sometimes fairy tales say best what needs to be said ["Às vezes, as histórias de fadas dizem melhor o que precisa ser dito"], artigo que apareceu no caderno sobre livros do The New York Times:
"Por que é tão difícil alguém sentir como lhe disseram que deveria sentir-se quando pensa em Deus ou nos sofrimentos de Cristo? Acredito que a principal razão foi que tentaram lhe dizer como deveria ser. A obrigação de sentir pode congelar o próprio sentimento. Mas suponha que, lançando todas estas coisas em um mundo imaginário, libertando-as do aspecto eclesiástico e das lições da Escola Dominical. Isso poderia fazer com que, pela primeira vez, fossem visto por ele com toda a sua potência. Não poderíamos, assim, driblar os dragões vigilantes da ortodoxia? Acredito que sim."
Para muitas pessoas, seus desejos mais nobres de "usar" os novos filme de Nárnia são tão avassaladores que irão, com prazer, ignorar as preocupações de Lewis. Isso é compreensível, mas Lewis nos convida a abrir-nos para experimentar a arte como ela é, sem buscar um propósito além.
"Ao ler grandes obras de literatura, eu me tornei mil homens, mas continuei sendo eu mesmo", escreve ele na conclusão de An Experiment in Criticism. "Vejo com inúmeros olhos, mas ainda sou eu quem vê. Aqui, assim como na adoração, no amor, na ação moral e no conhecimento, eu transcendo e nunca sou mais ‘eu mesmo’ do que quando faço isso".

Fonte: Christianity

Fonte: blog Livros e Pessoas

A Viagem do Peregrino da Alvorada, terceiro filme da série "As Crônicas de Nárnia", teve hoje seu lançamento mundial em DVD de alta definição. O Brasil é um dos primeiros países deste lançamento.

A LIVRARIA ESTUDANTIL de Caruaru acaba de receber o livro com volúme único. Vale conferir!


Uma resenha interessante do filme e que aborda as questões levantadas neste texto pode ser lida no Cinema com Rapadura AQUI.

Comentários