CIDADE: Secretaria de Educação combate desperdício de leite na rede municipal

O programa de distribuição de leite, implantado em toda a rede municipal de ensino na atual gestão do prefeito José Queiroz, passará por alterações a partir do próximo dia 14 (segunda-feira). O alimento, que até então era distribuído aos alunos de segunda a sexta-feira, como forma de incentivar o aumento da frequência escolar, passará a ser entregue aos estudantes que em alternados, às segundas, quartas e sextas-feiras. Outra alteração será com relação às turmas contempladas: ao invés do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a distribuição acontecerá do 1º ao 4º ano. Com a medida, a Secretaria de Educação busca o combate ao desperdício.

De acordo com o titular da pasta, Tony Galvão, a oferta de mais de 15 mil litros de leite por dia era maior que a demanda da rede de educação, que é de aproximadamente nove mil litros. Isso foi constatado após denúncias sobre o mau uso do leite, que vinha servindo de produto de venda e moeda de troca entre alguns estudantes e estabelecimentos comerciais da cidade.
 
A suspensão de entrega do litro de leite à 5º série ocorrerá porque, segundo Tony Galvão, o desperdício é maior justamente nesse grupo, onde estudam meninos e meninas com idade entre 10 e 12 anos. “Observamos que quanto maior a faixa etária, maior o índice de estragos”, destacou o secretário.
 
Assim que as aulas recomeçarem, a Secretaria de Educação fará um trabalho de conscientização entre gestores de escolas, professores, pais e alunos, a fim de incentivar o consumo consciente do alimento, que contribui para o combate à desnutrição
 
SECOM PMC

Comentários