Acontece primeira feira em novo horário e dia

Atendendo a solicitação dos sulanqueiros, na reunião que ocorreu há um mês, onde a prefeitura ouviu os 500 comerciantes do parque 18 de maio e do antigo terreno da Fundac, a feira da Sulanca passa a acontecer a partir das 7h da segunda-feira. Segundo os feirantes o novo horário é mais conveniente, pois torna a feira mais segura, já que ocorre durante o dia, até mesmo para os compradores que se deslocam de vários municípios e estados. A mudança também se mostra positiva para os lojistas, que aproveitarão a movimentação de compradores.
  
Os sulanqueiros acreditam que o novo horário apresentará reflexo positivo nas vendas. É o caso de Nadja Ferreira, há 12 anos tem banco com confecção masculina, acredita que dessa vez a prefeitura acertou na decisão e espera que não seja necessário mudar novamente. “Gostei muito da feira a partir das 7h, fica melhor, mais seguro e menos sacrificante para nós e para os clientes. Achei muito importante o prefeito ouvir a nossa opinião antes de mudar, a gente tem experiência e sabe que assim será bem melhor”, comemorou a vendedora.

Outra solicitação antiga dos feirantes e sacoleiros foi atendida pela Diretoria de Feiras e Mercados, a nova estrutura de banheiros. Foram construídos 40 banheiros, localizados em três pontos diferentes, para atender ao público. Na primeira feira 35 estavam ativos. Antes a única opção eram banheiros químicos, alvo de reclamações pelo mau cheiro e falta de conforto.

A melhoria na segurança também foi uma novidade conferida por quem circulou no local. A Secretaria de Gestão de Serviços Públicos solicitou ao 4° BPM o aumento do policiamento, passando a contar com 120 homens estrategicamente localizados na área. Houve também aumento de 30% no número de fiscais da prefeitura. Todos passaram pela I Jornada de Formação para Supervisores do Departamento de Feiras e Mercados, com aulas de legislação, código tributário do município, informações turísticas e outras. As câmeras de segurança instaladas na área da Fundac ajudam a monitorar o movimento. O próximo passo é a instalação de câmeras também no setor da brasilit. O esquema de segurança e organização da feira apresentou resultados. No domingo foram apreendidas mercadorias de 50 pessoas que tentaram burlar a entrada. Todas foram notificadas pelo Ministério da Fazenda e as mercadorias liberadas mediante pagamento de multa.

As melhorias na Sulanca não devem parar tão cedo. Agora a prefeitura pretende resolver o problema do alagamento que ocorre em algumas áreas o terreno da Fundac, para isso já solicitou levantamento topográfico que deve ser pauta das próximas reuniões da Secretaria de Gestão de Serviços Públicos.

SECOM PMC

Comentários