Você é alegre?

“Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas na videira, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17,18
Na semana passada, um programa semanal da televisão brasileira noticiou que o brasileiro é o povo mais otimista do mundo. Além disso, sabemos que mesmo internacionalmente, nosso povo é conhecido pela alegria, pela simpatia e por ser extremamente festeiro em suas comemorações. Um exemplo disso é quando a seleção de futebol ganha uma copa do mundo, praticamente todo o país se alegra e comemora de forma alegre e efusiva.

Estes versículos escritos pelo profeta Habacuque também vão abordar a alegria. Vamos observar um pouco a situação em que esse profeta estava vivendo: seu povo estava prestes a ser levado preso e cativo para uma terra estranha; a agricultura estava fracassando, sendo que diversas árvores não estavam mais produzindo os seus frutos que alimentavam o povo; os próprios animais domésticos estavam morrendo nos estábulos.

Mas mesmo diante dessa situação caótica, Habacuque encontrou forças para confiar e até se alegrar em Deus. Dessa forma, ele percebeu a paz interior que ultrapassava todas as adversidades e circunstâncias ruins, e que não dependia da prosperidade externa. Havia temor e tristeza nas circunstâncias que cercavam a vida do profeta, contudo pode-se observar que havia igualmente alegria no coração do profeta, porque o Deus a quem ele servia o livrara de todo o dano. Todos nós, de forma semelhante ao profeta, passamos por períodos de escassez, adversidade, em que nos sentimos abatidos e desanimados. No entanto, é possível que mesmo passando por todas essas situações não percamos a nossa alegria e a nossa vontade de viver. Para que isso aconteça, é necessário que confiemos que Deus está no controle de nossas vidas e que vai restaurar o nosso ânimo e a nossa alegria, assim como fez com o profeta.

Em outra situação, Neemias quando estava reconstruindo os muros da cidade de Jerusalém declarou ao povo: “A alegria do Senhor é a nossa força.” Aquele povo estava reconstruindo os muros de sua cidade. Também estavam enfrentando dificuldades e mesmo situações de perigo. Neemias então percebeu que a verdadeira motivação estava em Deus que é a grande fonte de toda alegria!

Por isso, para que a nossa alegria seja completa, coloquemos as nossas vidas diante de Cristo, pois Ele renovará a nossa alegria independente das circunstâncias.

Texto de Cláudia dos Santos Duarte
Portal Sou da Promessa
enviado pelo internauta Wagner Henrique
envie sua sugestão, texto, notícia para presentia@ibest.com.br

Comentários