SEMEANDO NA VILA DE CACHOEIRA GRANDE - CACHOEIRINHA-PE

Estivemos no dia 29de Janeiro de 2011, na localidade de Vila de Cachoeira Grande na cidade de Cachoeirinha aqui em Pernambuco. Foi um convite do qual ficamos muito agradecidos, que veio por parte do Missionário Daniel, membro da 5ª Igreja Presbiteriana em Caruaru e um dos responsáveis pelo Ministério ATOS (Alcançando Todos Os povos para o Senhor).

Saímos de Caruaru com destino à Vila de Cachoeira Grande no início da tarde, no caminho, já bem próximo daquela localidade, ficamos a admirar e observar as maravilhas de nossa região e como  o nosso Deus é explendido em suas criações. Se não vejamos:

Na primeira foto percebe-se o brilho do sol sobre núvens nubladas, com a sequidão do caminho de terra e o verde de nossas vegetações. Nas demais fotos, a rusticidade do homem do campo, trabalhador vigoroso, muitas vezes colocado à margem da sociedade, discrimidado e incompreendido, porém, simpático e atencioso quando pedimos para fotografá-los na lida de seu trabalho, voltando pra casa com o carro de boi (em extinção) repleto de palmas que servirão de alimento para bois e vacas.
Sabe de uma coisa, estas cenas me levaram a pensar sobre aqueles homens que direcionavam suas juntas de bois no retorno ao seu lar, e, me veio uma pergunta; será que eles já haviam almoçado? Quantas refeições naquele dia aqueles homens haviam consumido? E seus familiares? Será que esavam alimentados em casa e os esperavam com alguma refeição para suprir suas fomes?

Pois bem, estávamos nos dirigindo para um povoado onde nosso objetivo era levar a mensagem da salvação para os que ali encontrássemos.

Em nossa região, é muito comum nos deparar com cenas de pobreza. Porém, o que mais me impressiona é o vigor, a alegria, a aceitação da vontade divina em suas vidas. A fé é um constante exemplo para nós que temos nossas dificuldades, mas que conseguimos com maior facilidade, ter acesso as diversas soluções e que nem sempre sabemos agradecer como nos recomenda I Tessalonicensses 5:18 quando diz "Em TUDO DAI GRAÇAS, por que esta É A VONTADE DE DEUS em Cristo Jesus para convosco".
No decorrer do trajeto, fui conversando com Marcos (Marquinhos) e com seu irmão Bosco (ambos fazem parte comigo do Grupo Sementes) e entre os mais variados assuntos, por vezes me pegava com a cabeça ausente daquela conversa. Por vezes ia pensando e me lembrando de passagens de histórias bíblicas que aprendi quando criança, e admirado com as diversas belezas naturais em meio a lugares secos, imaginei o nosso Senhr Jesus Cristo quando passava por vários lugares sobre o lombo do jumento, em lugares (imagino eu) parecido com os que vi.

O trabalho na reconstrução de uma cerca, provavelmente para conseguir manter seus animais dentro de suas terras, me mostrou a união de dois homens que mais pareciam pai e filho.
E aí me reportei as minhas memórias e lembrei de vários momentos em que meu pai me mostrava o certo e o errado. Lembrei de mais uma passagem bíblica que me ensina a HONRAR me pai e minha mãe para que vá bem os meus dias.
Foi de fato um dia em que o Senhor queria mesmo me mostrar sua onipresença.


O JUMENTO:
Entre as muitas passagens citadas na Bíblia Sagrada falando sobre o jumento, percebe-se no livro de Gêneses várias situações onde o jumento é um dos personagens.
Daí, percebe-se em Gêneses 22:3 o jumento sendo usado por Abraão para carregar lenha para um holocausto;
Em Gêneses 24:35 quando Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque diz: "E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos."
Em Gêneses 42:26 Capítulo que fala sobre os irmãos de José que descem ao Egito diz: "E carregaram o seu trigo sobre os Jumentos e partiram dali".
Em êxodo, no capítulo 22 versículo 4, vemos a figura do jumento da seguinte forma: "Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro".
Em fim, não conheço uma passagem bíblica se quer, que fale do jumento "reclamando do seu dono". O jumento é um animal de extrema inteligência. É um animal muito útil e é utilizado das mais diversas formas.
O jumento é tratado com carinho por poucquíssimas pessoas. É constantemente maltratado. É por vezes mal alimentado. O seu dorço carrega quase o triplo de seu peso. Puxa carroça. E ainda assim, se seu dono quiser, após um longo dia de trabalho, seu dono descansa fazendo um belo passeio sobre este animal que precisa de descanso.
Então ao ver o jumento cruzando nosso caminho, tirei mais uma lição, SER OBEDIENTE!
 Assim como o jumento, o boi oi de muita serventia aos povos da época de Cristo, assim como nos dias atuais. Contudo, por muitas vezes o boi foi utilizado sacrifícios de holocausto como percebe-se no livro de números em vários versículos.
O boi foi utilizado como presente. Foi utilizado como oferenda. Foi utlizado como alimento etc. O jumento serviu como tração no arado à terra e nunca deixou de ser útil ao homem.
Deste animal, aprendi a ser forte mesmo em momentos de sofrimento e dor.
Chegamos a Vila de Cachoeia Grande.
Esta é a vista da entrada da Vila.
É de fato cara de interior.

Daí, tentamos localizar a equipe que havia chegado pela manhã e soubemos que tinham ido a outro sítio fazer o trabalho de evangelismo.
Logo fomos ao encontro deles.



Para nossa surpresa, o ônibus com toda a equipe já estava retornando. Nesta foto percebemos os irmãos evangelista Liberto Gonçalo (camisa de listras) e Vladimir Bezerra, que estava registrando todo o trabalho em vídeo e fotos.


De imediato começamos a montar equipamentos, instalar telão, verificar som, afinar instrumentos, colocar cadeiras etc.





 Foi também um momento de reencontro entre amigos que não se viam a muitos anos.


Componentes de grupos diferentes trocaram idéias e experiências.

Marquinhos (Grupo Sementes) com o pessoal do Grupo Louvor Nordestino.

Igreja Unida das Missões
ESTAS IRMÃS FORAM AS RESPONSÁVEIS POR NOSSA ALIMENTAÇÃO MATERIAL.




Após um momento de oração e reflexão promovido pelo evangelista Liberto Gonçalo, nos dirigimos à praça onde foi realizado o culto. Graças a Deus, nada deu errado, pelo contrário, tudo contribuiu para o bom andamento daquele culto. Havia ao todo, aproximadamente 100 pessoas presentes. O culto contou com a direção do evangelista Daniel Gonçalo, a participação dos grupos Sementes, Louvor Nordestino, Atalaias de Cristo e com o grupo de teatro da 5ª Igreja Presbiteriana de Caruaru.
MOMENTO DE ORAÇÃO ANTES DO CULTO



A pregação ficou por conta do evangelista Liberto Gonçalo, que pregou sobre o sacrifício da cruz.
O pastor Luiz Amaro, cantou e depois encerrou aquele trabalho.
Louvado seja o nome do nosso Deus que nos agraciou com sua infinita graça, dando-nos o prazer da confraternização com pessoas antes desconhecidas e que também não conheciam a mensagem da salvação.
Grandes lições eu e o Grupo Sementes pudemos tirar neste dia.

- A gratidão do homem do campo e sua fé em Deus;
- Honrar pai e mãe;
- A obediência do jumento;
- Ser forte como o boi mesmo diante das adversidades;








Carlos Eduardo (Testinha)
Percussionista do Grupo Sementes,
formado em Ciências Sociais,
Membro da 1ª Igreja Presbiteriana em Caruaru

 GRUPO SEMENTES DE CARUARU

Comentários