REFLEXÃO: AS TRÊS VISÕES DO MONTE CARMELO

II REIS 4.25
Monte Carmelo - Israel

A VISÃO LONGITUDINAL
É a Capacidade de detectar ao longe.Viu-a de longe. (II Reis 4:25) - Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo:

Eis aí a sunamita.
A visão de longe, o reconhecimento da sunamita por Elizeu foi extraordinário, mesmo ela estando longe de sua visão, ele o reconheceu quando a avistou.
Precisamos desta visão nos dias atuais, enxergar de longe o estado espiritual e emocional das pessoas, e não somente de perto, as visões de perto são para aqueles que se omite diante do estado deplorável que muitas pessoas estão passando, pois quantos que têm condições de ajudar e não ajudam, vivendo de sua visão própria e ignorando levantar os olhos um pouco mais adiante para ver o que está além de sua volta.

Pedimos a Deus a visão de longe, reconhecer com o olhar de águia a situação da vida dos irmãos dentro e fora da igreja.

Muitas pessoas têm uma vista excelente, boa, limpa, mais tem uma visão curta, cega, embaçada e pobre, somente vêem aquilo que está em seu redor, próximo, perto, mais não consegue ver ao longe, é lamentável este tipo de cristão.

A VISÃO INTROSPECTIVA
capacidade de olhar para dentro. Sua alma está... (II Reis 4:27) - Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus:
Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o SENHOR me encobriu, e não me manifestou.
Veja aqui que o profeta viu seu interior, quando diz: sua alma está triste de amargura.
Sabemos o quanto que é fácil enxergar o exterior das pessoas, tais como: seus defeitos, suas fraquezas, suas aparências, tudo isto conseguimos ver com muita facilidade, agora, contemplar o coração, a alma, são poucos, haja vista a falta de sensibilidade e amor, viver na prática o sofrimento das pessoas, tomar seus problemas no sentido de ajudar com ações e não com palavras, é esta a visão de dentro.
A visão de dentro é não aceitar ninguém retirar de perto de você a pessoa que está sofrendo em tribulação, mais permitir que esta pessoa chore em seu ombro, pois quando Geazi quis retirar a mulher, Elizeu disse:

deixai-a,
às vezes presenciamos o sofrimento de alguém, e muitas pessoas se levantam contra, até dizendo que não vale a pena se esforçar.

Tomara que em vez de olharmos para as aparências das pessoas, passamos a enxergar seu interior, seu coração, e suas necessidades, e ajudar, auxiliar, pois Deus vê é de dentro para fora.

A VISÃO SOBRENATURAL
Capacidade de contemplar o espiritual. Deus me encobriu. (II Reis 4:29) - quando ele fala Deus me encobriu já é uma visão sobrenatural no que diz respeito a revelação de Deus para ele (profeta).
E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
Deus encobriu a Elizeu o fato, às vezes Deus nos mostra o estado do livro, mas não permitir que abramos o livro.
Foi o que aconteceu com Elizeu, a visão espiritual do profeta foi à chave da vitória, ele viu que deveria ter pressa no caso, pediu para seu moço correr na frente, para preparar o caminho, a visão do alto, a visão de Deus, na vida do cristão é imprescindível, pois com ela, fazemos à obra de Deus tendo a convicção de sua vontade, a visão do alto, nos faz sensível, ao problema do outrem, como também entendermos melhor a obra de Deus.
Tenhamos a visão do alto, a visão de Deus, a visão espiritual, para compreendermos a vontade e o plano de Deus em nossas vidas.

A visão de baixo, fala das coisas terrenas, materiais, e muitos não podem mais ver os projetos de Deus, pois se tornaram egoístas, avarentos e ambiciosos pelas coisas mundanas, perderam a visão do alto.

A visão de Deus, dos valores divinos. A visão do alto me transporta daquilo que caótico, transitório. Para o eterno, o inegociável os valores morais de Deus na minha vida.

Samuel Couto é pastor da Igreja Batista Emanuel em Caruaru-PE, psicanalista, professor de Teologia, palestrante em EJC, ECC, cursilhos Masculino e Feminino

Comentários