Prefeitura adquire sete novos ônibus escolares para zona rural

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Educação, adquiriu sete novos ônibus para atender à demanda dos estudantes que moram na zona rural e precisam se deslocar até a cidade para ir à escola. Até o mês de março, os novos veículos, zero quilômetro, com capacidade para até 50 passageiros, estarão disponíveis aos alunos da rede municipal. Nesse meio tempo, a Secretaria de Educação cuidará de trâmites como emplacamento de cada coletivo e contratação e capacitação dos motoristas.
 
Essa é a primeira ação no município do programa Caminho da Escola, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal. De acordo com Janaina Torres, gerente de transportes da Secretaria de Educação, a iniciativa beneficia crianças e adolescentes de comunidades onde ainda não existem linhas de transporte. “Os estudantes que hoje precisam se deslocar através de vans e Toyotas passarão a ser conduzidos com total conforto e segurança”, frisou a gerente.
 
Os veículos possuem equipamentos de acessibilidade, com cadeira de rodas especial, que pode ser declinada até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Os ônibus também possuem cintos de segurança, além de tacógrafo eletrônico, para não ultrapassar a velocidade máxima permitida, que é de 70 km/h.
 
A largura do corredor central é menor que a dos ônibus convencionais. Isso confere maior conforto aos assentos e evita que os estudantes fiquem em pé nos veículos, o que resulta em maior segurança.  Há também duas lixeiras, dispostas na entrada e nos fundos do carro.

As prateleiras de transporte das mochilas, que normalmente ficam embaixo dos bancos, foram substituídas por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar.
 
Motoristas estão sendo selecionados pela Secretaria de Educação. Ainda conforme Janaina Torres, logo após a contratação, esses profissionais receberão cursos de primeiros-socorros e direção defensiva, além de capacitação permanente sobre como lidar com a condução de crianças.

Comentários