PF fala detalhes sobre operação de combate à pedofilia

O delegado federal Políbio Brandão apresentou à imprensa, na tarde desta terça-feira (08), um balanço da Operação Internet Segura - com o intuito de combater o crime de pedofilia - ocorrida pela manhã em toda Maceió. Ela faz parte de um movimento mundial que aconteceu em todo o Brasil e mais 64 países. Ao todo, foram fiscalizadas 30 lan houses, feitas cinco autuações, mas nenhuma prisão foi efetuada.

A Polícia Federal trabalhou em conjunto com a 28ª Vara da Infância e da Adolescência. Segundo Políbio, os crimes com pornografia atingem hoje 80% das investigações. As lan houses – hoje chamadas Centro de Inclusão Digital- estiveram na mira da polícia por conta de alguns fatos já confirmados de pedofilia, via rede social.

Ele fala do número de denúncias em Alagoas. “Mensalmente são registrados de dez a quinze casos de pedofilia pela internet. Alguns não têm fundamento, mas outros geram inquérito”- declara o delegado.

Hoje o Ministério Público Federal (MPF) e o Google são fortes aliados no combate à pedofilia pela internet. “Eles [do Google] montaram um ajustamento de conduta e tudo o que divulgado pelo Orkut, por exemplo, é possível detectar o IP, os arquivos e qual e-mail foi utilizado na conta para o envio. E aí nos repassam”- pormenoriza Políbio.

Na operação desta manhã ele disse não terem encontrado nenhum arquivo comprometedor, mas garante que a PF já recebeu várias informações de que pedófilos marcam presença nas lan houses. Políbio também informou que nos estabelecimentos foram vistas crianças envolvidas com jogos violentos, a exemplo do GTA, e que, por conta da presença delas nos locais, os pais foram intimados e os proprietários das lan houses responderão a processo administrativo e podem receber como punição o pagamento de cinco a seis salários .

Dez equipes da PF participaram da operação em Maceió, mas a pretensão é estendê-la para o restante do estado.

Comentários