Lição de humildade do fera número 1

O primeiro lugar geral do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco é uma lição de humildade. Davi Barbosa já está na história com a façanha de ter conseguido um feito inédito para um candidato ao curso de bacharelado em música. Porém, ele pode mais. Evangélico, filho de uma empregada doméstica, o jovem é um exemplo de vida. Com a nota 8,59 superou a todos e a si mesmo. Ficou à frente dos sempre favoritos candidatos aos cursos de medicina e direito.
´Deus, o Senhor sabe que a minha parte eu não fiz 100%. Mas fiz o que estava ao meu alcance. Abençoa a minha prova e me ajuda a passar.` Esse foi o pedido que Davi fez em oração, durante os testes. Foi atendido com sobras. Talvez porque ele tivesse mesmo realizado o possível. Afinal, sair de Caetés Velho, em Abreu e Lima, rumo ao Centro do Recife diariamente não é fácil. São quatro ônibus por dia.
Davi concluiu o ensino médio em 2005 na Escola Estadual Marechal Costa e Silva, no mesmo bairro onde mora. Jamais tinha feito vestibular. A dedicação era exclusiva aos estudos no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife e nas atividades com a Orquestra Sinfônica Jovem, de onde o fera tira o seu sustento. Além do prestígio com o primeiríssimo lugar no Vestibular, ele agora receberá um automóvel como prêmio. O jovem de 21 anos, entretanto, não sabe dirigir. O futuro do carro, então, já está mais do que decidido: ´Eu vou vendê-lo. Com o dinheiro, eu vou poder comprar um instrumento legal para trabalhar e também dar aulas de música`, disse.
Humilde, o campeão do Vestibular 2011 chegou a dizer que não podia se comparar aos candidatos de medicina, sendo prontamente ´corrigido` pelo reitor da UFPE, Amaro Lins, que o elogiou. ´Você e todos os alunos de escolas públicas aprovados são exemplos de conquista`, disse. Em seguida, Davi concluiu. ´Eu achava que não podia me comparar com os candidatos de medicina, mas essa minha conquista fica como exemplo de que nós, alunos de escolas públicas, podemos chegar lá`. Dos dez primeiros colocados, oito vieram darede pública.
O professor de clarinete de Davi no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical, Erílson Oliveira, era só elogios ao pupilo. ´É um rapaz super talentoso. Além disso, tem uma força, uma vontade de vencer imensa. Nem a origem humilde, até com a falta de passagens em alguns momentos, o fez desistir`, afirmou.

O ´boom` da música
O diretor do Conservatório de Música de Pernambuco, Sidor Hulak, mostrou-se muito feliz em ver seis estudantes, dentre os dez primeiros colocados, interessados em se aprofundar nos conhecimentos musicais. ´Não foi somente uma vitória pessoal de Davi, que é um jovem exemplar, mas da música em si. Da valorização profissional. Lembro que quando eu fiz meu exame, sobravam vagas para o curso, agora estamos encabeçando o listão`, afirmou. Em relação a Davi, Hulak ressaltou que na Orquestra Sinfônica Jovem o fera é o primeiro clarinetista e um dos destaques. (Daniel Leal)

Comentários