Lançamento de livro foi um sucesso

O lançamento aconteceu em forma de recital, reunindo os principais poetas populares caruaruenses no Museu do Cordel, localizado no Parque 18 de Maio. O livro ‘Depois que a chuva passar’ é de autoria do poeta Jénerson Alves, que também é repórter do Extra, colaborador do blog Presentia e do Programa Espaço Livre (107 FM)


Uma grande equipe poética participou do evento


Artistas de Caruaru
A manhã deste sábado (5) foi separada para a literatura popular. Isso porque o poeta e jornalista Jénerson Alves, lançou o livro ‘Depois que a chuva passar’, que reúne os principais poemas líricos do artista. O lançamento da obra literária foi em forma de recital, no Museu do Cordel, situado no Parque 18 de Maio. A festa começou pela manhã, a partir das 9h. Artistas como Raudênio Lima, Nerisvaldo Alves, Paulo Pereira, Espingarda do Cordel, Dorge Tabosa e Fagner Lima participaram do evento. Além das declamações, o músico Carlos Alves e os violeiros Luciano Leonel e Antônio Marcos abrilhantaram a festa, que foi aberta ao público. Entre os presentes, destacaram-se o violeiro Fenelon Dantas (que mora em São Paulo), a escritora Lourdes Silva, os jornalistas Sandra Silva e Jailson Lima, o artista plástico Chico Matuto, bem como o produtor Paulo Nailson.
Artistas e parte da plateia





O livro ‘Depois que a chuva passar’ é formado por poemas cuja predominância temática está nas angústias e inquietações que fazem parte da existência humana. “Decidi colocar minhas poesias mais viscerais, inclusive algumas escritas há aproximadamente dez anos”, salienta Jénerson Alves. Ele também destaca que tomou a frente de todas as etapas de produção da obra, desde a seleção das poesias até a diagramação do livro e concepção da capa, acentuando o teor autoral da peça. No total, são 13 poesias, distribuídas em 32 páginas. Os poemas são escritos em estilos que vão dos motes e martelos agalopados (gêneros que pertencem à cantoria de viola) chegando até aos sonetos decassilábicos.

Publicado de forma independente, o livro já tem sido enxergado com bons olhos pela classe artística. O presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC), Nelson Lima, aplaude o talento do jovem escritor. “Sem fugir das características principais da poesia regional, o autor exprime sentimentos universais, com um lirismo envolvente e um vocabulário bem particular”, ressalta Nelson Lima. O diretor do Museu do Cordel, Olegário Filho, também indica a leitura da obra como fundamental. “Uma excelente ferramenta de divulgação da poesia que provoca reflexão”, define Olegário.

Biografia

Jénerson Alves nasceu no dia 20 de junho de 1987, em Palmares-PE. Porém, reside em Caruaru desde 1988. Aprendeu a ler sozinho, aos 4 anos de idade. Seus primeiros versos foram escritos aos 13, participando de festivais escolares. É autor de mais de uma dezena de cordéis e gravou dois CDs de poemas: ‘Sementes de Amor’ e ‘Do clássico ao matuto’, o último em parceria com o poeta Nerisvaldo Alves.


Aguardem mais fotos do evento!

Comentários