Igreja Arminiana: Apóstata e Prostituída

Toda e qualquer infidelidade doutrinária é aos olhos de Deus, prostituição ou adultério. Qualquer desvio ou afastamento da verdade é apostasia. Sendo assim, quem mais se apresenta como apóstata e prostituída, como igreja, senão a igreja arminiana?

Antes de Armínio vamos entender um pouco sobre o seu “pai”. Pelágio foi um opositor do Evangelho da graça no final do século IV, ele enfatizava que o homem é capaz de dar os primeiros passos em direção à salvação mediante os seus próprios méritos ou esforços, exer-cendo assim o seu suposto livre-arbítrio. Essa mesma linha doutrinária sinergista foi seguida pelo ensino arminiano, que atualmente é lugarcomum.

Os arminianos hoje estão

desfrutando de grande popu-laridade eclesiástica, e a verdade está cada vez mais obscurecida pela imensa cortina de fumaça arminiana. O livre-arbítrio foi entronizado, a liberdade de escolha “não” pertence mais a Deus. O Senhor “está” condicionado a escolha soberana de suas criaturas! Hoje, mais do que nunca, nos é dado o “poder” de nos auto-selecionar. Ao homem, antes de Deus, “pertence” a salvação. Não resta dúvida que a cosmovisão atual, da igreja, é antropocêntrica ou huma-nista. E o entendimento reformado do Evangelho é considerado heresia!

O arminianismo do século 21 está mais amalgamado, e de certa forma mais forte (em sua infidelidade), pois a confissão positiva aliou-se, o pragmatismo finneyano adentrou também, e o mundanismo foi assimilado em todos os seus tentáculos pós-modernistas.

O cavalo de batalha ainda continua sendo os arminia-nos. Na análise de Montgo-mery Boice: “infelizmente, eles são a grande maioria daqueles que se chamam evangélicos em nossos dias, que é a maior causa dos problemas que perturbam a igreja evangélica”.(...) “Na verdade, eles podem e dizem a Deus seja a glória‟, mas eles não podem dizer„somente a Deus seja a glória‟, porque insistem em misturar o poder ou habilida-de da vontade humana com a resposta humana ao evange-lho da graça”.
 
Pr. Jasiel Cunha
Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil

Comentários