Dia D da Mancha tem médico gratuito no Marco Zero

Um momento forte da Campanha contra a Hanseníase acontece nesta quarta-feira, 16, no Marco Zero, a partir das 9h, com o Dia D da Mancha. O objetivo é identificar quem é portador do mal de Hansen. Médicos atenderão gratuitamente para diagnosticar a doença. Agentes de epidemiologia e arte- educadores vão orientar a população e distribuir mais de 10.000 mil panfletos educativos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Cristina Sette, é preciso identificar o maior número possível de portadores. “Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rapidamente ocorrerá a cura.”, adverte.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada pelo microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento. Eles propagam os bacilos pelo aparelho respiratório, por meio das secreções nasais e gotículas de saliva da fala. A tosse e o espirro também são vias de contágio.

Os principais sinais e sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.

www.caruaru.pe.gov.br/

Comentários