Defendida criação de um prémio de música gospel

Huambo - O cantor angolano Jaime Mendes defendeu hoje, segunda-feira, no Huambo, a necessidade da criação no país de um prémio nacional de música gospel, com objectivo de valorizar os fazedores desse género musical e contribuir para a sua afirmação.
 
Falando à Angop, a propósito do estado actual da música gospel em Angola, Jaime Mendes fez saber que a criação do prémio visa também, incentivar a descoberta de novos talentos e permitir que este género musical seja valorizado como os demais.
 
Considerou que a música gospel tem estado a registar avanços significativos, quer do ponto de vista melódico, como também nas suas composições, o que demonstra a sua aceitação pela população.
 
"É um género que está em franco desenvolvimento e que aos poucos vai fazendo parte da cultura e do quotidiano do povo. Já houve tempos em que a música gospel não tinha aceitação e os próprios fazedores escusavam-se de lançar discos, mas actualmente o cenário é diferente, fruto dos esforços dos músicos em melhorarem a qualidade, desde a composição a melodia", referiu.
 
Jaime Mendes, que enalteceu a direcção da Rádio Luanda por ter incluído no seu TOP musical o género gospel, reconheceu haver em Angola bons interpretes, que através das suas músicas têm estado a contribuir para a expansão do evangelho, principal objectivo deste género.
 
De 40 anos de idade, Jaime Mendes é um cantor que desde a sua tenra idade se identificou com a música gospel, pelo facto de ser filho de um pastor que muito cedo o colocou em contacto com a cultura religiosa.
 
Na década 80, o cantor e a sua família emigraram para Portugal em busca de melhores condições de vida. Foi neste país onde, influenciado pela sonoridade dos coros norte-americanos e sul-africanos, tornou-se, juntamente com o seu irmão e dois sobrinhos, co-fundador do grupo vocal "African Voices" do qual é actualmente líder.
 
Em finais de 2010, lançou o seu primeiro disco a solo, intitulado "descanso", que tem sido sucesso de crítica perante os apaixonados da música gospel em Angola, e não só.
 
O grupo do qual é líder, "African Voices", tem três discos gospel no mercado e faz parte da galeria da música erudita não apenas em Portugal, mas também em outros países europeus entre os quais a Espanha, Inglaterra, França e Itália.
 
A música gospel é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito a vida cristã.
 
A terminologia gospel, derivada do inglês, significa "palavra de Deus" (God=Deus, Spell=palavra), ou boas-novas. Tal como outros géneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social.
 
Ela é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial.
 
Contudo, o tema principal na maioria das músicas gospel é o louvor e adoração a Deus, Cristo, ao Espírito Santo, o louvor, adoração, exaltação, quebrantamento, júbilo, acção de graças e evangelização.
 
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/portal/capa/index.html

Comentários