Comissão da Câmara Municipal na Feira da Sulanca

Mais uma problemática de Caruaru foi fiscalizada e discutida pelos vereadores da cidade na manhã desta terça-feira: a feira da Sulanca. A Comissão presidida pelo vereador Val (DEM) chegou ao local às 6h e pôde ver de perto a situação, além de ouvir feirantes e compradores, com o objetivo de obter subsídios para a confecção de um relatório, que será entregue ao prefeito José Queiroz. Participaram ainda da visita os vereadores, Zé Ailton (PDT), o relator da Comissão, Rogério Meneses (PT) e o presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PC do B). 

Logo na chegada um problema gravíssimo foi identificado: a poluição sonora. O sistema sonoro da feira, que conta com uma rádio em altíssimo som, os carrinhos que comercializam CDs e principalmente as lojas, que fazem a propaganda no Parque 18 de Maio, e alcançam níveis altíssimos de volume chegando a impedir inclusive o diálogo entre feirante e clientes. Os edis tiveram dificuldade em conversar com os feirantes devido a altura do som. “Quando chegamos ao final do dia nós estamos com dor de cabeça e roucos de tanto gritar para tentar fazer com que o cliente nos ouça, ninguém aguenta mais essa situação aqui”, relatou Luiz Alves, sulanqueiro há 22 anos.

Os feirantes reclamam ainda da insegurança, do estacionamento irregular, da falta de higiene, ausência de banheiros e fiscalização do horário de início da feira, além da desorganização. “Na rua Miguel de Sena a feira começa às 20h enquanto que aqui para a gente a energia elétrica só é ligada ás 3h, ou seja, quando a gente começa, os fregueses já fizeram suas compras e estão indo embora, toda feira estamos voltando para casa com mercadoria sobrando”, esclarece Miriam José, comerciante da feira de “brasilite” há 20 anos.
 
O presidente da Comissão, vereador Val (DEM), justifica a ação dos vereadores. “O objetivo da nossa visita é tentar encontrar soluções para organizar essa feira. Ainda que ela saia daqui, nós não podemos esperar que isso aconteça sem fazer nada até que a nova estrutura esteja pronta, temos que reorganizá-la, independentemente de transferi-la ou não”. 
 
O presidente da Câmara, Lícius Cavalcanti (PC do B), faz uma análise do que foi visto. “Os vereadores demonstraram uma grande preocupação com a feira de Caruaru e ao que a gente ouve aqui do povo é que o destino da feira é deixar de existir devido à duplicação da BR 104, que facilitará muito a viagem até Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, onde as estruturas são modernas e organizadas. A situação da nossa feira é gritante”, pontua.
 
O vereador José Ailton (PDT) acredita que os vereadores estão cumprindo o papel de ajudar ao Chefe do Executivo em encontrar uma solução para a feira. “O prefeito já tem em mente um projeto, mas é bom lembrar que da última vez que ele ouviu os feirantes, eles afirmaram que queriam ficar aqui. Essa visita é importante para que possamos ajudar a melhorar a vida dessas pessoas que trabalham aqui”. 
 
O relator da Comissão Especial, Rogério Meneses (PT), indica quais serão os próximos passos a serem tomados pela Comissão. “Todas as reclamações foram ouvidas, no relatório final vamos apontar tudo isso. Sabemos que precisa urgentemente uniformizar os horários de início da feira e acabar com a poluição sonora. Além disso, os sulanqueiros são favoráveis a mudança e é intenção do Prefeito mudar essa feira para servir melhor a todos, mas para isso, ele precisa do apoio da população”. 
 
A Comissão terá um prazo de 60 dias para apresentar um parecer com a situação do local. Durante esses dois meses os vereadores ainda realizarão quantas visitas forem necessárias à feira, para que coletem informações suficientes, apontando as possíveis soluções para a confecção do relatório final que será entregue ao Chefe do Executivo Municipal. 

Comentários