Campanha contra hanseníase começa nesta segunda, 14

A Campanha contra a Hanseníase começa nesta segunda, 14, e segue até a sexta-feira, 18. A Semana da Mancha, como é chamada, vai contar com a participação de mais de duzentos agentes de saúde. Eles visitarão residências e irão às ruas para identificar quem é portador do mal de Hansen. Eles distribuirão mais de cinco mil panfletos e tirarão as dúvidas da comunidade. Vinte e sete unidades do Saúde da Família da cidade, 16 da zona rural e oito grupos do Programa  de Agentes de Saúde também integrarão o trabalho que envolverá também médicos e enfermeiros.

A programação da Campanha contra a Hanseníase terá dois momentos especiais. Haverá palestra educativa e panfletagem no presídio Juiz Plácido de Souza no dia 15, a partir das 9h. A quarta-feira, 16, será o dia “D” da Mancha, no Marco Zero da cidade, com atendimento médico gratuito, panfletagem e apresentação de arte educadores. “Precisamos identificar o maior número de pacientes possível para aumentar a detecção da doença no município. Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápidamente ocorrerá a cura.”, explica Cristina Sette, Secretária de Saúde.

 A Doença - A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada pelo microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, por meio das secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. Os  principais sinais e sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou d ormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente co m perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular. A hanseníase é curável e o tratamento é realizado com medicamentos por via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

SECOM PMC

Comentários