Escândalos renovados

Aonde vamos parar com tantos escândalos? 2010 foi um ano marcado por histórias delicadas envolvendo líderes evangélicos.

Ouvi, em diversas oportunidades, sobre pastores que sucumbiram diante do poder do dinheiro ou do sexo. Pastores que, durante anos, alimentaram relações extraconjugais e, que, nesse período, subiram ao púlpito como se nada estivesse acontecendo. Cinismo puro!
Além disso, ouvi novas histórias envolvendo o casal Hernandes e sua igreja, nem "tão Renascida". No entanto, o nome mais presente na mídia evangélica foi o de Silas Malafaia. Ele trouxe tele-evangelistas norte-americanos, para pedirem dinheiro em terras tupiniquins, já que, ao que parece, na América, eles não têm mais "credibilidade". Além disso, Malafaia esteve envolvido em discussões político partidárias, que geraram desconforto e lhe renderam muitas críticas, inclusive do “todo poderoso” Edir Macedo, que julgou suspeita a postura de Malafaia, que transferiu seu apoio ao presidenciável José Serra – como se ele, Edir, pudesse suspeitar alguma coisa de alguém.
Recentemente, a bomba que estourou envolveu a liderança da igreja Bola de Neve, que se revelou não “tão alva”, afinal de contas, dizem que um dos pastores da referida comunidade, se envolveu com adultério e desfalque financeiro, e nenhuma medida mais séria, por parte da igreja, foi tomada quanto ao assunto.
Diante de toda esta história, preciso perguntar: O que esperar de nossas igrejas e líderes em 2011?
Diante de tantos escândalos, e sabendo que eles poderão se repetir no próximo ano, entendo, que está na hora de ouvir as palavras do Senhor por boca do profeta Joel, colocando-as em prática: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus... Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR...” (Joel 2.12-17).

Calvino Rocha é pastor da 1ª Igreja Presbiteriana em Caruaru.

Comentários